Departamento de Comunicação
21/03/2022 - 08:44 - Atualizado em 21/03/2022 - 08:55


Comemoração do Dia Nacional da Síndrome de Down

Comemoração do Dia Nacional da Síndrome de Down


 

Atualmente o Governo Brasileiro aprovou um projeto de lei instituindo o Dia Nacional da Síndrome de Down no dia 21 de março, entretanto esta data já era comemorada mundialmente desde o ano 2012.

 

A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, ou seja, as pessoas com a síndrome apresentam um conjunto de características e especificidades próprias. Também conhecida como trissomia do cromossomo 21, eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população.

 

O dia escolhido para a Comemoração Internacional da Síndrome não foi coincidência, dia 21 de março, representa as 3 cópias do cromossomo 21, desta forma 21/03.

 

Em fevereiro de 2022 a modelo e empresária Sofía Jirau, tornou-se a primeira modelo da Victoria's Secret com Síndrome de Down, a cada dia que passa a jovem vem realizando seus sonhos e conquistando seu espaço.

 

É de extrema importância a conscientização social, para promover o respeito e a inclusão das pessoas com a síndrome, e dessa forma orientar sobre suas necessidades específicas.

 

Programação

 

Saúde:

21/03 - Entrevista com Morgana Arantes, enfermeira do Posto Santo Antônio e mãe da princesinha Lavínia, na Rádio Cultura;

Durante a semana (21 a 25/03/2022): Orientações nas unidades de saúde para as pessoas com Síndrome de Down ressaltando importância da estimulação de aprendizagem para pessoas com síndrome de Down.

 

Educação:

Ensaio fotográfico na Escola Major Francisco Faustino Dias (21/03/2021)

Divulgação nas demais escolas da Rede de Ensino.

 

DECOM

Heloiza Colodetti

Auxiliar de Imprensa

Imagem: Marnei Marcelo


OUTRAS NOTÍCIAS: Educação