Departamento de Comunicação
29/04/2014 - 16:38 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:38


Prefeitura realiza curso de formação de professores para a Olimpíada de Língua Portuguesa

O objetivo é capacitar os docentes, a fim de que eles possam contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas municipais

Prefeitura realiza curso de formação de professores para a Olimpíada de Língua Portuguesa


A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu na última terça-feira (22), às 18h, a abertura do curso de formação de professores da Rede Municipal de Ensino para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) “Escrevendo o Futuro”, na Escola Municipal Maria Luzia Corrêa Machado. O curso é dividido em três encontros e tem como objetivo capacitar os professores, a fim de que eles possam contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas.

De acordo com a coordenadora municipal, Leila Cristina Soares de Oliveira, essa capacitação é voltada para gêneros textuais, como: poemas, memórias e crônicas. “São orientações para o professor repassar para os alunos, com o intuito de prepará-los para a olimpíada”, explicou Leila.

A formação de professores é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e conta com o apoio da Prefeitura com a disponibilização dos profissionais que ministram a capacitação e do local para a realização do curso. Os próximos encontros acontecerão sempre na Escola Maria Luzia, às 18h, nos próximos dias 29 e 06. 

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

É uma ação do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. 

A Olimpíada constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.

O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.

O ano de 2003 foi dedicado à formação de professores e marcado pela elaboração do Kit Vozes, com as publicações “Voz do Aluno”, “Voz do Professor” e o vídeo “Escrevendo na sala de aula”. Além da entrega de materiais de apoio pedagógico, foram realizadas atividades presenciais e a distância.

Neste ano, o programa lança os Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos). Em sua 4ª edição, espera-se contar com a participação de milhares de professores e alunos de escolas públicas em todo o país. 


OUTRAS NOTÍCIAS: Educação

28
Mai
2018