28/03/2022 - 10:52 - Atualizado em 28/03/2022 - 10:52

SEMED realiza encontro sobre merenda escolar

Na última sexta-feira (25) as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação Joelma Alves Dias e Jéssica Mariana Silva, os diretores e vice diretores das escolas, o representante do administrativo e representante das cozinhas das unidades escolares se reuniram para repassar alguns pontos com relação a alimentação escolar.

Os principais temas tratados na reunião foram: cardápios escolares, planilhas de compras, importância do preenchimento de documentos referentes a controle de estoque, elaboração de fichas técnicas, aceitabilidade da alimentação escolar, dentre outros temas relevantes.

A alimentação escolar é de suma importância no desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos físico motor, intelectual, afetivo emocional, econômico e social, contribuindo para que o aluno tenha condições favoráveis para aprender.

Outro tema tratado foi sobre a Resolução nº6, de 08 de maio de 2020, que estabelece todas as normas para execução técnica, administrativa e financeira do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A Resolução, altera diversos aspectos da alimentação escolar, em relação aos cardápios oferecidos para os estudantes atendidos pelo programa, por exemplo, destaca-se a proibição da oferta do açúcar e alimentos ultraprocessados para as crianças até 3 (três) anos de idade. Assim como, a ampliação do rol de alimentos restritos, para aquisição com recursos federais.

‘’Nós enquanto nutricionistas elaboramos o cardápio oferecendo alimentos de qualidade aos alunos, contendo todos os nutrientes necessários para os estudantes de acordo com sua faixa etária, a fim de contribuir com o processo ensino-aprendizagem’’, afirmou a nutricionista Joelma Alves Dias.

As alterações propostas pela nova resolução objetivam a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, que impactam diretamente na saúde pública brasileira.

A SEMED reforça sua preocupação com o bem estar das crianças e adolescentes que frequentam as escolas municipais e busca oferecer uma alimentação de qualidade para o melhor desenvolvimento delas.

DECOM

Heloiza Colodetti