25/04/2014 - 16:44 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:44

“Tecnologias da Educação” é tema de capacitação em Paranaíba

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, iniciou, na última quinta-feira (24), a segunda edição do curso “Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC”, capacitação oferecida pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com as prefeituras. Os encontros, destinados a professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, serão divididos em presenciais, na Escola Municipal Maria Luiza Corrêa Machado, e à distância.

De acordo com a coordenadora, Leila Cristina Soares de Oliveira, o curso tem a duração de seis meses com orientações semanais, intercalando entre encontros presencias e à distância.

A capacitação visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos, para que os professores e gestores possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC (tecnologias de informação e comunicação) no ensino e na aprendizagem nas escolas; planejar estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os estudantes à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e nas habilidades esperadas em cada série; e utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos estudantes.

Para a diretora do Departamento de Ensino, Janete Brandão, a tecnologia integra a vida das pessoas, por isso é imprescindível estar inserida nos ambientes escolares. “É importante ressaltar que hoje a tecnologia está presente em nossas vidas, principalmente nas escolas. Os alunos querem aulas com tecnologias, aulas modernas. Por este motivo, os professores precisam se adequar a esse novo modelo de ensino”

Em 2013, 89 profissionais em educação foram capacitados