22/04/2014 - 16:46 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:46

Prefeitura de Paranaíba investe em Área Azul Eletrônica

Sistema fornecerá um controle absoluto e em tempo real do uso das vagas e da movimentação financeira

A Prefeitura de Paranaíba instalará, no Centro do município, a Área Azul Eletrônica, sistema de cobrança por hora de estacionamento na área abrangida. O sistema moderno permite monitoramento em tempo real das vagas disponíveis e funciona em forma de crédito, onde o usuário realiza suas recargas nos pontos de vendas determinadas pelo número da placa de seu veículo e o estaciona, sem a necessidade de procurar por um funcionário da Área Azul para solicitar seu talão.

Nesse sistema eletrônico não há papel, nem pagamento ao funcionário. Os talões em papel são substituídos por créditos eletrônicos e a fiscalização é feita por computadores de mão (PDA) integrados ao sistema.

De acordo com o diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Marco Antonio Morelli, são muitas as vantagens do sistema eletrônico: fácil operação, praticidade, pagamento por tempo justo (já que serão computados apenas os minutos que o cidadão ficar no local), maior segurança, e menos gastos com funcionários.

Outra vantagem destacada por Marco Morelli é a transparência do sistema. “Todo valor arrecadado será enviado para uma conta específica da Prefeitura. Não haverá o manuseamento de dinheiro”.

Ele explica que os trabalhos estão sendo realizados desde a aprovação na Câmara Municipal no fim de 2013. O primeiro passo foi escolher o meio de funcionamento, quando se optou pelo eletrônico. O processo licitatório e o pregão foram realizados no final de fevereiro. “A partir desse momento, adquirimos as placas de sinalização vertical. E em relação às contratações, estas estão no departamento jurídico para aprovação”, explicou.

Como o sistema é eletrônico, um site está em fase de criação, assim como o e-commerce está sendo desenvolvido pelo departamento de informática da Prefeitura. Além disso, as vagas já estão sendo mapeadas, por meio de GPS.

Os créditos poderão ser comprados nos pontos de venda que ainda serão definidos.

Área Azul Eletrônica

O projeto Área Azul Eletrônica consiste no desenvolvimento e implantação de moderno sistema para estacionamento rotativo de veículos. A tecnologia Área Azul Eletrônica não só garante a rotatividade das vagas, mas permite muito mais benefícios que qualquer outro sistema.

O sistema fornecerá um controle absoluto e em tempo real do uso das vagas e da movimentação financeira. A confiabilidade das operações é garantida pela operação eletrônica, todos os cálculos e controles são feitos automaticamente pelo software, o que garante total integridade de informações e da receita.