22/04/2014 - 16:48 - Atualizado em 31/07/2015 - 16:48

Prefeitura de Paranaba estuda reestruturao da iluminao pblica

A iluminação pública em Paranaíba pode ter, em breve, uma verdadeira evolução. A Prefeitura de Paranaíba está em contato e negociações com a Solvex Group, uma empresa que pode reestruturar toda a cidade no que se refere à iluminação, por meio de um convênio aonde prevê a substituição de todas as luminárias atuais com lâmpadas de mercúrio, por de led - tecnologia que garante luminosidade semelhante à luz do dia, além de economia, durabilidade e controle dos pontos com eventuais problemas.

A reunião ocorreu na última semana, no gabinete do prefeito de Paranaíba , que recebeu o empresário da Solvex, Alexandre Fernandes, e também autoridades da cidade de Inocência – município também interessado no projeto - como o prefeito, Antônio Ângelo Garcia dos Santos (Toninho da Cofapi), o vice-prefeito Diorande Garcia Leal, o presidente da Câmara de Inocência José Carlos Hernandez Perez e o vereador Jeferson Lopes de Oliveira.

Segundo Alexandre, os custos para toda essa reestruturação é muito alto. Para tanto, faz-se necessário que um consórcio entre os municípios vizinhos seja feito, a fim de que o trabalho seja viabilizado pela empresa. Ela entra com todo investimento na substituição das luminárias e implantação da tecnologia, em contraprestação lucra com o valor de economia que o município terá em relação ao que gastava anteriormente com a empresa de energia elétrica. Ou seja, todo valor que as Prefeituras economizam, seria repassado à empresa, que oferece não só a reestruturação, como manutenção da iluminação pública municipal.

Alexandre explicou que seu trabalho é pioneiro no país e já atende mais de 100 municípios. Ele salientou que os postes são controlados por tecnologia wi-fi e se comunicam com uma central. Esta central é operada por uma pessoa que monitora toda iluminação municipal, que não ficará só restrita aos postes, mas como a todas as repartições públicas. O empresário disse ainda que há a necessidade de treinamento de uma equipe para este manuseio.

Para as próximas reuniões, os municípios vizinhos como Cassilândia, Aparecida do Taboado e Selvíria devem participar, por que também se interessam na reestruturação da iluminação pública. Para o prefeito , não há como não aceitar a proposta. “Não consigo ver o lado ruim, pois além de uma revolução na iluminação do município, teremos economia na manutenção. Agora é levar a informação aos nossos colegas prefeitos dos municípios vizinhos e viabilizar esse consórcio”, concluiu prefeito.