Departamento de Comunicação
12/05/2022 - 13:15 - Atualizado em 12/05/2022 - 15:23


Inaugurado em Paranaíba o Centro Materno-Infantil e projeto “Bem Nascer MS”

Inaugurado em Paranaíba o Centro Materno-Infantil e projeto “Bem Nascer MS”


Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio do Governo do Estado, inaugurou o Centro de Saúde Materno-Infantil juntamente com o projeto ‘’Bem Nascer Mato Grosso do Sul’’.

 

O projeto é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul. O ‘Bem Nascer MS’, destinou para o Município de Paranaíba um (1) aparelho de ultrassom e sinalizou que irá repassar um incentivo financeiro para custeio do Centro Especializado Materno-Infantil local.

 

O Centro Especializado Materno-Infantil conta com o médico obstetra, Dr. Osmar Ishizava; com a médica pediatra, Dra. Kelly Palma; a Fisioterapeuta, Iris; enfermeira Camila; técnica de enfermagem, Amélia; na recepção o Renato; e Silvia no Administrativo.

 

Depois de todos posicionados foram convidados a fazer uso da palavra, a Secretária de Saúde, Franciani Forni que disse, ‘’é com imensa satisfação que nós apresentamos este projeto a vocês, que visa à redução da mortalidade infantil. Nós sabemos que o nosso Estado possui um grande número de óbitos materno-infantil e o programa foi criado com o intuito de intensificar as ações de saúde das nossas gestantes”.

 

Logo após, o médico ginecologista Dr. Osmar Ishizava, que acrescentou " que Paranaíba tinha uma grande deficiência na assistência pré-natal. Graças à ação do Governo Estadual e Municipal nós estamos tentando mudar o padrão de excelência ao pré-natal de Paranaíba, para ter os melhores resultados possíveis para esses bebês que estão nascendo. Meu desejo é que Paranaíba seja uma das melhores cidades do Estado a oferecer atendimento pré-natal’’.

 

A pediatra Dra. Kelly Palma, comemorou "é com imenso prazer que estou aqui hoje para lançamento desse projeto que é tão bonito. Quando estava em Campo Grande, antes de terminar minha especialização, eu já tinha procurado o Maycol e a Fran para falar da necessidade disso que estamos vivendo agora. Esse primeiro atendimento à criança é importante. Quando trabalhei aqui como clinico as vezes a gente via que a criança nascia e já tava sem esse segmento, então os primeiros dias de vida já vão ser vistos aqui. A pediatria vem para fazer agora a puericultura para a gente pesar e medir essas crianças e ver se elas estão crescedo da forma correta."

 

Posteriormente a palavra foi dada ao Prefeito Municipal, Maycol Queiroz,  que declarou que ‘’é uma satisfação muito grande estar inaugurando hoje o que pode ser um marco em nosso município para o bem das nossas gestantes e das nossas criancinhas. Durante a gestação da minha filha Helena, graças a Deus, nós tivemos a oportunidade de convenio médico e receber ótimos atendimentos, mas reconheço a importância do Município oferecer este tipo de serviço gratuitamente, principalmente com relação às famílias do Jardim América, Jardim Daniel 5 e Bairro de Lourdes’’.

 

As mulheres possuem o direito a uma gravidez saudável e parto seguro, assim como outros direitos sociais de atendimento prioritário, direitos trabalhistas como, por exemplo, licença maternidade sem prejuízo de salário e estabilidade.

 

Os direitos mencionados são assegurados pela Constituição Federal Brasileira e todo desrespeito em face das mulheres deve ser repudiado.

 

Estavam presentes na cerimônia os secretários:

Adailda Lopes – Secretária de Administração

Celina Pereira – Secretária de Assistência Social

Débora Queiroz – Secretária de Cultura

Deoclésio Pereira de Souza Junior do Kézio – Secretário de Governo;

Douglas Robalinho – Secretário de Turismo

Edivando Quirino – Secretário de Indústria e Comércio

Fernanda Queiroz Andrade Marques – Secretária de Finanças

Jane Paula – Secretária de Gabinete

José Carlos Macedo Grande- Secretário de Meio Ambiente

José Souto Silva – Secretário de Agricultura

Dr. Marcelo Facin – Procurador Jurídico

Longuinho Alves – Secretário de Obras

Loriano Borges – Secretário de Esportes

Simone Almeida – Secretária de Educação

Wuilon Filho – Controlador Interno

e Vereadores:

Marcos Carenga (vice-presidente da Câmara Municipal), Dr. Fernando Castro, Lúcio Antonio, Jair Fernandes e Bodinho.

DECOM

Heloiza Colodetti

Imagem: Antônio Agostini

 


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde