20/05/2022 - 07:00 - Atualizado em 20/05/2022 - 09:56

Educação realiza formação com professores da Rede

A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) iniciou, na terça-feira (17), formação continuada dos professores da Rede de Ensino que atuam com os alunos até o 4º ano sobre o novo Sistema de Apostilagem. A formação foi realizada pela Consultora Pedagógica Regional do Sistema Aprende Brasil, Patricia Vargas.

O sistema de ensino estruturado é composto pelas apostilas, plataforma virtual, avaliações semestrais e formações continuadas para os professores, sendo uma estratégia muito importante para auxiliar os professores e os alunos no processo de ensino-aprendizagem. A implementação do método apostilado visa aprimorar a educação municipal.

Os materiais didáticos utilizados são atualizados e alinhados à Base Nacional Comum Curricular, que garante o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. Para os estudantes a apostila é um instrumento de apoio, pois ajuda na compreensão das aulas, facilitando a aquisição e a consolidação do conhecimento, já que com a apostila é possível que o aluno tenha uma referência do que está sendo explicado.

Segundo a secretária de Educação, o sistema é uma ferramenta a mais de ensino. ’Nós entendemos que é uma ferramenta a mais para os professores, neste ano nós iniciamos a etapa de alfabetização do 1º ao 4º ano. É importante ressaltar que em julho de 2021 nós realizamos uma pesquisa com os professores sobre a implementação das apostilas e cerca de 78% dos professores manifestaram vontade em trabalhar com apostila, tendo em vista que o trabalho pedagógico se torna mais estruturado e o planejamento das aulas se torna mais tranquilo’’, disse Simone Almeida.

Diante da situação de pós-pandemia, entende-se que a implementação do sistema de apostilas neste momento será fundamental, considerando que não há uma sequência a ser seguida, bem como durante o primeiro bimestre deste ano letivo a aprendizagem dos alunos foi analisada.

É importante mencionar também que a SEMED constituiu o Projeto Hora de Aprender e a Rede de Apoio Educacional, para contribuir com a defasagem de aprendizagem identificada e acompanhar os estudantes e as famílias neste momento de reintegração.

DECOM

Heloiza Colodetti