Departamento de Comunicação
11/07/2022 - 10:42 - Atualizado em 11/07/2022 - 10:42


Paranaíba inicia campanha de vacinação contra o HPV

Paranaíba inicia campanha de vacinação contra o HPV


Nos últimos dias iniciou em Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes de 09 a 14 anos para meninas e de 11 a 14 anos para meninos. As unidades de saúde se dirigiram as escolas para realizar a imunização.

 

Também são alvo da campanha de vacinação o grupo de imunossuprimidos, ou seja, homens e mulheres que vivem com HIV, com idade de até 45 anos, tendo em vista a baixa imunidade.

 

Segundo Celso Costa, coordenador de Imunização,  existem três vacinas contra o HPV e todas as três protegem contra as cepas 16 e 18 do HPV. Essas duas cepas causam a maioria dos cânceres relacionados ao HPV. "Mas as vacinas não se limitam a essas duas cepas e também protegem contra infecções por HPV que causam verrugas genitais’’, alertou o responsável.

 

Atualmente, mais de 500 jovens foram vacinados contra o HPV no Município. A vacinação é de extrema importância para prevenir o papilomavírus humano e deve proceder-se quando ainda se é jovem, para evitar maiores infecções e até mesmo o câncer de colo de útero, órgão genitais e cavidade oral.

 

 

DECOM

Heloiza Colodetti

Imagem: Antonio Agostini


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde