14/04/2014 - 09:04 - Atualizado em 03/08/2015 - 09:04

Paranaba: governador premia estudantes, inaugura obras e Ciat no municpio

Em uma visita rápida, de aproximadamente três horas no município, o governador do estado André Pucinelli entregou prêmios aos melhores alunos da Rede Estadual de Ensino, de Aparecida do Taboado e Paranaíba, descerrou placa inaugural da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e inaugurou também a unidade do CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) em Paranaíba.

Puccinelli chegou por das 14 horas e foi direto à escola Aracilda Cicero Correa da Costa, na companhia de sua comitiva composta pela vice-governadora Simone Tebet, o deputado estadual Eduardo Rocha, o ex-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, o prefeito , o presidente da Sanesul, Victor Dib Yazbek Filho, o prefeito de Aparecida do Taboado, Robson Samara, além de outras autoridades municipais.

Na escola, Puccinelli entregou os prêmio às crianças. Foram distribuídos 384 prêmios, sendo 249 para alunos de Paranaíba e 135 para estudantes do município vizinho. O governador André Puccinelli afirmou que este programa tem como objetivo fazer com que os alunos da rede pública de Mato Grosso do Sul sejam destaque no cenário nacional, através da educação de qualidade.

“Fazemos isso para que os alunos se sintam motivados a estudar. Uma menina de 17 anos, proveniente de escolas da nossa rede estadual e que passa para medicina em uma Universidade Federal nos deixa muito satisfeitos. Ficamos orgulhosos e, em nome do Estado, desejamos a todos os alunos da rede pública que sejam excelentes profissionais e motivo de orgulho para Mato Grosso do Sul”, finalizou.

De lá, foram para a ETE, para o descerramento da placa da estação, que teve sua capacidade ampliada de 20 para 70 litros por segundo, o que significa um aumento de mais de três vezes na capacidade da unidade e que se reflete na qualidade de vida da população.

Também foram construídos  10.015 metros de rede coletora de esgoto, 511 ligações a residências, 8.350 metros de interceptor, uma estação elevatória e 2.730 metros de linha de recalque. A Sanesul investiu um total de R$ 4.203.020,04.

A visita do governador e do presidente da empresa também oportunizou a assinatura de uma ordem de serviço para implantação de mais 4.874 metros de rede coletora de esgoto e 177 ligações domiciliares, que somarão investimentos de mais R$ 814.288,74 no município.

Victor o governador também  autorizaram o início do processo de licitação na perfuração e ativação de um super poço, com vazão prevista de 250 mil litros de água por hora e que vem de encontro a necessidade de aumento da rede de abastecimento da cidade, serão investidos nessa obra  cerca de R$ 33,7 milhões em recursos da empresas, entre outras obras que também foram autorizadas

As assinaturas autorizando os novos investimentos aconteceram durante a entrega da premiação dos alunos. Por fim, o governador e sua comitiva foram para a iniaguração do CIAT. O espaço oferece atendimento aos trabalhadores nas áreas de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e oferta de microcréditos. É uma parceria do governo do Estado e a Prefeitura com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O Ciat integra a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

O novo prédio inaugurado, fica situado na rua Comendador Garcia, 108 - Centro, foi implantado com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Paranaíba.

A nova visão descentralizada permitirá uma maior capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social.

Agora, o trabalhador também vai encontrar no mesmo local, além das ofertas do mercado de trabalho, o acesso para a abertura de microcréditos pelo Banco da Gente, órgão também vinculado ao CIAT.

O prefeito para pedir apoio ao governador acerca das questões que mais afligem o município atualmente, como: a deterioração do asfalto e apoio na vinda de indústrias. O governador, em seu discurso, reforçou a amizade com prefeito, e garantiu que fará o que fez por todos os municípios do estado,  porém mais por Paranaíba por gratidão à amizade com o prefeito de Paranaíba.