Departamento de Comunicação
05/08/2022 - 11:46 - Atualizado em 08/08/2022 - 07:07


Conselho Municipal de Educação completou 10 anos

Conselho Municipal de Educação completou 10 anos


Na manhã desta quinta-feira, 04, o Conselho Municipal de Educação (CME) de Paranaíba comemorou os seus 10 anos de criação com um evento que reuniu educadores, Sindicato dos Servidores Municipais e conselheiros em palestras esclarecedoras sobre a importância dos serviços para a Educação. O encontro também marcou o encerramento do mandato 2019/2022 e apresentou a composição dos novos conselheiros para o mandato 2022/2025.

 

A mesa de autoridades foi composta pela presidente do CME, Maria de Fátima Dutra Romano; Chefe de Gabinete, Jane Paula, representando o prefeito Maycol Queiroz; Secretária Municipal de Educação, Simone Almeida da Silva; presidente da Câmara de Vereadores, Edmar Pires (Dollar); e palestrantes professora doutora Daniele Ramos de Oliveira e professora doutora Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira.

 

A comemoração iniciou com lindas apresentações culturais de dança e música, desenvolvidas pelos projetos AABB Comunidade e A Arte Re (significando) a Vida, ambos mantidos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na sequência, foram feitas duas lindas homenagens pelas conselheiras Cristhiane Aparecida Alvarenga Bariviera, Rosangela Sueli Bruno de Oliveira e Camila Garcia Silva, para a professora Maria Madalena Dal Ri e para a presidente Maria de Fátima, pela dedicação ao CME desde a sua criação.

 

A organização constitucional do própria, autônoma e normativa do CME, bem como a criação legal do Sistema Municipal de Ensino de Paranaíba foram estabelecidas por meuo da Lei nº 1777 de 16 de fevereiro de 2012, com a finalidade de assegurar a democratização na gestão do ensino público e consolidar a eficácia do Sistema Municipal de Ensino, criado pela Lei º 1778 de 16 de fevereiro de 2012. A efetiva implantação do CME ocorreu no dia 02 de julho de 2012, com a nomeação dos conselheiros municipais de Educação. Vale ressaltar que o trabalho de conselheiro é voluntário, que apesar de ter previsão legal, nunca na história desses 10 anos de CME, houve um conselheiro remunerado para exercer a função.

 

A presidente do CME, Maria de Fátima, ao fazer uso da palavra fez um agradecimento especial a todos que trabalharam como conselheiros, elogiou o trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, agradeceu ao prefeito Maycol Queiroz pelo apoio e estendeu agradecimentos à Jane Paula, por ser uma das maiores incentivadoras do CME em Paranaíba. Fátima Dutra desejou sucesso para a nova composição, agradeceu o tempo que liderou o Conselho, elogiou os professores que serão novos conselheiros e enfatizou para que continuem o trabalho que o CME e a Secretaria de Educação fizeram até hoje na história de Paranaíba.

 

A secretária de Educação, por sua vez, salientou que o CME é muito importante para a colaboração com os serviços ofertados pela Rede Municipal de Ensino. “Este é um marco para a nossa Educação, assim como aconteceu há 10 anos na criação do Conselho. O CME fez com que a comunidade se aproximasse mais da escola e colabora com todo o funcionamento da Rede Municipal”, disse.

 

O presidente da Câmara, vereador Dollar Pires parabenizou o CME e desejou sucesso para a nova composição.

 

A Chefe de Gabinete, Jane Paula, falou do orgulho em ter feito parte da história de criação do CME e os desafios que a Rede Municipal de Educação enfrenta com sei escolas, cinco CEINFs e mais de 4700 alunos. “Quando o projeto é de Deus as coisas acontecem. Prova disso é este trabalho que estamos comemorando 10 anos. O nosso maior objetivo é resolver e fazer acontecer o melhor por nossa educação. O CME tem papel fundamental e significativo junto da Secretaria Municipal de Educação. Eu sinto gratidão por tudo o que essa equipe fez enquanto eu estive na Secretaria de Educação e, agora como Chefe de Gabinete, apoio o trabalho da Simone, ao lado do nosso prefeito Maycol Queiroz”.

 

 

Confira a composição do CME 2022/2025

Representantes do Poder Executivo:

Titular – Douglas Gonçalves da Silva

Suplente – Ângela Patrícia da Silva

 

 

Representantes da Secretaria Municipal de Educação:

Titular – Jéssica Fernanda Pereira de Oliveira

Suplente – Jefferson Douglas Pascoaloto

Titular – Maria Ângela Pereira Pedroso

Suplente – Hanna Caroline Neyris Corrêa da Costa

 

 

Representantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal:

Titular – Michelli Mendes de Souza

Suplente – Andréia Augusta Moreira

Titular – Noely Costa Dias

Suplente – Katia Celene de Paula Souza

 

 

Representantes da Educação Infantil Pública da Rede Municipal:

Titular – Bruna Karla Queiroz

Suplente – Elizangela de Rezende

 

 

Representantes da Educação Infantil de Instituição de Ensino Privado:

Titular – Rosangela Marchi

Suplente – Jefferson Lack da Silva

 

 

Representantes do Ensino Superior Público:

Titular – Geovane Ferreira Gomes

Suplente – Alexandre de Castro

 

 

Representantes da Entidade Classista de Professores da Rede Municipal

Titular – Elizangela Ferreira de Andrade

Suplente – Rita de Cássia Souza

 

 

DECOM

Luana Chaves


OUTRAS NOTÍCIAS: Educação