11/02/2014 - 10:06 - Atualizado em 12/08/2015 - 08:58

Prefeitura inaugura Centro de Qualificao do Trabalhador para o Pronatec

Como uma das metas da Administração Municipal é a industrialização, nada melhor que oportunizar mão-de-obra qualificada e formar trabalhadores capacitados. Nesse sentido, a Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou na manhã desta segunda-feira (10) o Centro de Qualificação do Trabalhador, no bairro Santo Antônio, e já fez o lançamento de mais trezes cursos que serão ofertados à população por intermédio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e do sistema S (Senai e Senac).

Trata-se de uma importante parceria que proporcionará condições para a parcela mais vulnerável da sociedade conquistar seu espaço no mercado de trabalho através de uma oferta gratuita de qualificação profissional, sob a forma de cursos de formação inicial e continuada. Os cursos oferecidos a homens ou mulheres interessados serão de: operador de computador, manicure e pedicure, cuidados infantil, pedreiro, encanador, carpinteiro, eletricista industrial, pintor, serralheiro, maquiador, cozinheiro, auxiliar administrativo e copeiro.

Na solenidade de inauguração e lançamento do curso diversas autoridades se fizeram presentes e o início dos discursos foi feito pelo representante do Senac, Ivan de Farias, que enalteceu a parceria com a Prefeitura de elogiou o prefeito, por Paranaíba ser a única cidade da região a contar com um local específico para realização dos cursos.

“Eu gostaria de agradecer o prefeito e dizer que Paranaíba é o único município da região que dispões de um espaço para a capacitação dos alunos. Então isso mostra a preocupação do prefeito com a causa”, disse Ivan.

Representando o Senai, o gerente Paulo Ubirajara Silva falou sem seguida e também elogiou a Prefeitura pela disponibilização do local. “Precisamos de um local para as aulas teóricas para depois passarmos para a unidade móvel nas aulas práticas. Somos uma entidade privada, mas que precisa do apoio do município para se estabelecer e aqui encontramos esse apoio”, disse Ubirajara.

O presidente da Câmara Municipal de Paranaíba, Paulo Borges Beviláqua da Silva (Bodinho), também esteve presente e aproveitou a oportunidade para enaltecer a atual administração municipal. “Nós vereadores acreditamos no trabalho, dedicação e compromisso do prefeito. Aproveito para dizer que estamos todos à disposição e quem tem a ganhar são as pessoas que mais necessitam”, disse Bodinho.

Na sequência dos discursos, a secretária Leopoldina Gasperini (Dininha), salientou a importância da parceria com o sistema S. “É de extrema relevância, pois a cidade precisa de mão-de-obra qualificada, melhoria de emprego e melhor renda aos beneficiados. Aproveito a oportunidade também para agradecer ao prefeito pelo empenho e respaldo”, disse Dininha.

Por último, o prefeito foi quem discorreu na oportunidade.prefeito demonstrou bastante satisfação pelo momento e destacou a responsabilidade do Poder Público frente aos munícipes. “As pessoas esperam muito de nós. Paranaíba perdeu na administração passada esses cursos por falta de interesse. Aqui forma-se mão-de-obra e se dá oportunidades de crescer, ter o próprio negócio. É também a mola propulsora de micro e pequenos empresários, além de gerar aumento da renda familiar”, concluiu.

Depois do discurso do prefeito foram entregues os certificados de conclusão dos cursos oferecidos no ano passado e também assinado um termo de doação de oito microcomputadores para o Pronatec. Participaram também da solenidade os vereadores: Heliomar Cangussu (Baixinho), Jane Paula da Silva Colombo, Adriano Caçula; o vice-prefeito e o secretário de Indústria e Comércio, Alfredo Bernardo.