03/02/2014 - 10:09 - Atualizado em 03/08/2015 - 10:09

Carreta da Saúde atende mais de 600 paranaibenses

Vinda da carreta é fruto de articulação do deputado federal Marçal Filho

Carreta da Saúde atende mais de 600 paranaibenses

A cidade de Paranaíba contou mais uma vez com o apoio do deputado federal Marçal Filho. Isso porque o parlamentar, que foi designado relator do Orçamento Geral da União na área da Saúde, articulou junto ao Governo Federal o deslocamento da “Carreta da Saúde” para o município.

Nos dias 31 de janeiro, 1º e 02 de fevereiro ela esteve no Centro de Eventos “Delcídio Amaral” (Praça do Carnaíba) com profissionais auxiliando e promovendo atendimentos à população - aferindo a pressão arterial, fazendo testes rápidos de HIV e hepatite C, distribuindo folders e preservativos, além de atendimentos odontológicos e atividades físicas.

O deputado Marçal Filho também esteve no município para prestigiar o evento, que contou com a presença do prefeito e de lideranças políticas locais. Marçal falou sobre a relevância da saúde no seu trabalho enquanto deputado e por que escolheu o segmento para dar maior atenção.

“Eu optei pela saúde [para a função de relator geral da União], porque é o maior problema do Brasil hoje. É algo urgente e a pessoa só se lembra quando fica doente. Sem saúde não somos nada, todos os outros setores só funcionam se houver saúde. Então a importância é grande, é um grande desafio, é preciso de muito dinheiro, de boa gestão e recursos. Além dessa função também estou fazendo esta atividade em Paranaíba e mais alguns municípios que escolhi. Vejo como um trabalho social e emergencial que a gente pode fazer”, disse Marçal Filho.

Todo trabalho contou com o apoio da Prefeitura de Paranaíba, por meio de funcionários das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. Os servidores públicos municipais ajudaram na realização, que além do trabalho preventivo de doenças, ainda contemplou a população com dois dias de exposição de artesanato, teatro, pintura corporal para crianças, pula-pula, distribuição de balas, picolés, algodão doce, bexigas, e ainda um show gratuito para a população.

Foram ao todo cerca de 600 pessoas atendidas: sendo 150 consultas médicas com seis casos de hanseníase diagnosticados. Além disso, 80 testes rápidos de HIV e Hepatite C; cerca de 320 testes de glicemia. A ideia surgiu através da semana de prevenção a Hanseníase que é o foco principal dos atendimentos, porém a secretaria de saúde juntos de outras pastas do município resolveram levar diversos serviços a população em um único local facilitando o acesso aos munícipes.

O prefeito elogiou bastante o deputado e agradeceu por mais esse benefício ao município. “O Marçal já mostrou que é um amigo de Paranaíba e a prova disso são os investimentos que ele tem aqui. Por isso agradecemos mais esse esforço do deputado e esse apoio que nos tem dado é de fundamental importância para o desenvolvimento de nosso município”, concluiu.