31/01/2014 - 10:13 - Atualizado em 03/08/2015 - 10:13

Setor sucroalcooleiro movimenta investimentos em Paranaíba

Com a aproximação da instalação das usinas sucroalcooleiras em Paranaíba novos investimentos no setor estão sendo realizados a cada dia. Na manhã da última quarta-feira (29) a fazenda Beira Rio, na região da ponte dos Coqueiros, recebeu da empresa Seiva uma colhedora de cana- de açúcar da marca John Deere.

A nova máquina adquirida pelo arrendatário da fazenda, o empresário Paulo Reis, em um parceria com a Usina Cururipe, vem somar a outros equipamentos na frente de trabalho da fazenda, que deve gerar 50 empregos diretos na plantação que ocupa 540 hectares. Segundo Reis, esse número deve dobrar a partir de 2015.

A safra desse ano em Paranaíba dever durar em média 212 dias, conforme Ricardo Lemos  Coordenador de Produção Agrícola da Coruripe. Com uma área plantada de 6.500 hectares e com uma produção de 500 mil toneladas de cana aproximados, ele explicou que toda a produção no município inicialmente será enviada para Carneirinho, em Minas Gerais, até que a unidade de Paranaíba fique pronta.

Outros investimentos devem ser feitos por produtores ao longo da instalação da usina no município, garantiu Ricardo. Para ele, toda a produção e colheita em Paranaíba serão automatizadas.

Além dessa máquina somente a empresa Seiva fez a venda de mais cinco colhedouras a produtores da região.  “A Seiva está querendo formar uma parceria com o grupo Coruripe e com seus fornecedores e com essa parceria a Seiva hoje quer implantar uma concessionária em Paranaíba, para fortalecer mais esse elo com a região”, disse o gerente de serviços da empresa

Na entrega estiveram representando a Prefeitura Municipal, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alfredo Bernardo e a diretora de Indústria e Comércio, Iaponira Fernandes Bezerra.

Na oportunidade, o secretário falou da felicidade em ver o setor sucroalcooleiro se tornando realidade na região e enalteceu as mudanças que esse setor pode trazer para Paranaíba. Alfredo ainda comentou que a empresa Seiva pode contar com o apoio da Prefeitura e da Secretaria para sua implantação no município.