03/12/2013 - 10:35 - Atualizado em 04/08/2015 - 10:04

Prefeitura de Paranaíba e Coophaf entregam 27 casas na zona rural

A Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPHAF) e a Prefeitura de Paranaíba fizeram na tarde de ontem (segunda-feira, 02) uma solenidade de entrega das 27 casas do projeto “Minha Casa, Meu sonho”, que faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural e que integra o “Minha casa, Minha Vida”. O ato inaugural ocorreu na propriedade de Dilma Francisca de Souza Silveira e José de Jesus Silveira Vilela, na BR-158, próximo ao distrito do Raimundo.

Os moradores receberam, por meio do programa, uma contrapartida no valor de R$ 29,5 mil do governo federal para a construção da casa e terão de custear apenas R$ 1.140,00 e esse valor ainda é dividido em quatro anos. A moradora Dilma, que cedeu sua casa para o ato de inauguração recebeu a todos com muita alegria e satisfação pela nova moradia.

Igualmente feliz, a beneficiária Oleir Ferreira Chaves abriu a série de discursos agradecendo por ter seu lar, embora ainda não tenha luz. “Estou muito realizada em ter um lugar para morar, agora só falta ter energia em casa”, cobrou Oleir.

O secretário de Agronegócios, Zé Carioca, salientou a importância de desenvolver este projeto na zona rural, onde há muitas famílias que necessitam desse apoio. “Acompanhei desde o início esse projeto, cheguei no prefeito e ele pediu para formalizarmos. Deu o apoio para que acontecesse e está sendo realidade. Aproveito para agradecer pela oportunidade de mostrar serviço”, disse.

O gerente da Caixa também fez suas considerações, e disse que para o governo federal é um marco esse desenvolvimento da habitação na zona rural, pois a priori o propósito era contemplara área urbana.

O presidente da Coophaf falou da satisfação de trabalhar com habitação. “É muito gratificante trabalhar com isso, pois vemos que são pessoas que realmente necessitam. Temos que agradecer ao ex-presidente Lula, à presidente Dilma, que ainda aumentou o valor do subsídio e hoje tem muitas pessoas carentes que têm uma casa digna para morar. Essa parceria com o município é muito importante e dá resultado”, disse.

O prefeito elogiou o empenho do secretário Zé Carioca e comentou sobre a política de habitação da administração municipal, que pretende dar moradia digna tanto na área rural, como na urbana.

“Hoje estamos presenteando pessoas com 27 residências como esta, de qualidade, e dando dignidade às pessoas que moram no campo, dando oportunidade de ter sua casa. É um projeto muito bom, e vamos fazer a relação de agricultores que necessitam e levar mais moradia a todos, da mesma forma que vamos construir casas na área urbana. O que justifica a política é você ter oportunidade de fazer as pessoas felizes e hoje sentimos que fizemos mais um pouquinho do muito que ainda esperamos fazer”, disse o prefeito.

Estiveram presentes na ocasião: o prefeito, o vice-prefeito, o vereador Heliomar Cangussu (Baixinho); o presidente da Coophaf, Luciano Paredes Rodrigues; o gerente da Caixa Econômica Federal, Giedre Barros de Freitas; o secretário de Agronegócios, José Souto Silva (Zé Carioca), além dos beneficiários do programa e moradores do distrito do Raimundo.