27/11/2013 - 10:37 - Atualizado em 03/08/2015 - 10:37

Encontro debate erradicao do trabalho infantil no pas

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura do município, em parceria com o Ministério do Trabalho e as Prefeituras da região, promoveu ontem (26) o I Encontro voltado à Erradicação do Trabalho Infantil. O evento contou com palestra do procurado do trabalho do município de Três Lagoas, da região que compreende cidades de Bataguassu a Costa Rica e ocorreu no auditório da escola estadual Aracilda Cícero Correa da Costa e contou com a participação de diversas autoridades regionais.

Estiveram presentes a secretária de Educação e Cultura de Paranaíba, Maria Eugênia Alves de Assis, as secretárias de Educação de Aparecida do Taboado, Ana Elizabete de Lima Garcia, de Selvíria, Dilmárcia Passarin, de Cassilândia, Lucimeire Cardoso e o secretário de Inocência, Hélio de Oliveira Lira.

A palestra faz parte do projeto nacional do Ministério Público do Trabalho, denominado MPT na escola e tem como objetivo geral o fortalecimento das políticas públicas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente. Os focos específicos são: capacitar, sensibilizar e envolver os profissionais da educação em projetos de ação escolar, voltados para à mencionada erradicação; distribuir para as escolas o material de apoio pedagógico sobre a erradicação; e tornar efetiva a abordagem, em sala de aula, dos temas relacionados aos direitos e deveres e do adolescente.

Foram distribuídas cartilhas aos coordenadores diretores de escola para que o material fosse repassado aos professores. Há orientações pedagógicas sobre como abordar o trabalho infantil em sala de aula. Para a secretária Maria Eugênia, é um trabalho brilhante que vem para fortalecer a educação, no sentido de contribuir para a erradicação do trabalho infantil.

“A Secretaria busca retirar aquele aluno do trabalho infantil e direcioná-lo para a escola. Nós temos que trabalhar constantemente para trazer essas crianças para o ambiente escolar. A mudança e a transformação acontecem por meio da educação, por isso temos que levá-los a entender isso, para que no futuro possamos ter um país transformado”, disse.