14/11/2013 - 10:42 - Atualizado em 03/08/2015 - 10:42

Cartrio Eleitoral inaugura nova sede em Paranaba

A manhã de quinta-feira (14) marcou mais um avanço estrutural para o poder judiciário em Paranaíba. Foi inaugurada a nova sede do Cartório Eleitoral, da 13ª zona, agora na rua José Robalinho Filho, ao lado do Ministério Público Estadual. Em um ambiente novo, construído estrategicamente para economia nos consumos de água e energia elétrica, o prédio apresenta as condições necessárias para o atendimento à população.

Para a solenidade de inauguração, várias autoridades se fizeram presentes, como o desembargador João Maria Lós, membro do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), na ocasião representando o também desembargador e presidente do TRE, Atapoã da Costa Feliz; o diretor geral do TRE-MS, João Severiano de Almeida Neto; o prefeito de Paranaíba, o prefeito; os vereadores Heliomar Cangussu (Baixinho) e Jalmir Modesto; o promotor de justiça, Ronaldo Vieira Francisco e o juiz de direito Plácido de Souza Neto, além de outras autoridades locais.

O prefeito e o promotor Ronaldo foram convidados para fazer o desenlace das fitas da porta de recepção do estabelecimento. Em seguida, o juiz Plácido e o desembargador João Maria Lós, fizeram o descerramento da placa inaugural, no interior do cartório. O prefeito de Paranaíba foi o primeiro convidado a fazer o uso da palavra.

prefeito se lembrou dos tempos em que advogava e dos investimentos que foram feitos no bairro Jardim Santa Mônica, visando aproximar os poderes no município. “Lutamos para que aqui fossem unidos os serviços da justiça, com a construção do Fórum, Ministério Público, Justiça de Trabalho e OAB. Hoje vemos o convívio pacífico entre os poderes e Paranaíba, como comarca mais antiga do estado, vivencia hoje um dia histórico e muito importante para o Poder Público”, frisou.

O promotor de justiça, Ronaldo Vieira Francisco, utilizou do feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, para fazer menção à evolução da justiça no cenário atual, ilustrando, inclusive, o último pleito eleitoral, que no estado culminou com a perda de mandato de 10 prefeitos, fruto do trabalho da justiça. “Hoje temos uma estrutura digna e correspondente”, elogiou Ronaldo, que lembrou a independência, equilíbrio e segurança jurídica que tem amparado o trabalho da justiça no município.

Utilizando seu passado no município, o juiz Plácido iniciou seu discurso lembrando quando havia sido mesário nas eleições, aos 19 anos, no distrito de São João do Aporé. Mencionou a evolução da justiça eleitoral no Brasil, salientando que é a mostra de que o país está desenvolvendo e melhorando. “Hoje vemos práticas inaceitáveis que há dez anos que não tinham as mesmas conseqüências. Queremos um país melhor e essa é uma manifestação externa. Espero que cada uma de nós possa dar sua contribuição”, destacou.

Por fim, o desembargador João Maria Lós, agradeceu a presença das autoridades e o apoio que o TRE tem tido em todo estado para a edificação de novas instalações. De acordo com ele, essa é uma tendência nacional e o país está evoluindo muito nesse sentido. O Desembargador citou também a justiça eleitoral do país como modelo a ser seguido em todo mundo.

“Isso é uma forma de materializar a Justiça Eleitoral dentro do município. As instalações sempre foram dependentes do Poder Judiciário Estadual, de órgãos públicos mal instalados e o TRE ta implementando uma política de construção de fóruns, com instalações adequadas, que dê condições aos seus funcionários e conforto ao eleitor, com acessibilidade e administrando sempre com muita seriedade e transparência”, concluiu