06/11/2013 - 10:44 - Atualizado em 03/08/2015 - 10:44

Demutran encerra “mês do trânsito” com palestras e ações educativas

A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)em  parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio do Detran-MS (Departamento de Trânsito), promoveu por cerca de um mês um conjunto de ações visando a conscientização da população acerca de assuntos referentes ao trânsito com a temática “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – efeitos, responsabilidades e escolhas”.

O objetivo foi ampliar o debate sobre a responsabilidade de cada pessoa no sistema de trânsito, apresentando como tema de discussão a reflexão sobre a decisão de cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre em assumir as suas responsabilidades e os efeitos de suas escolhas.

“As atitudes impensadas que tomamos em nossa vida podem trazer conseqüências desastrosas, comprometendo nosso direito de ir e vir: falar ao telefone dirigindo, guiar o veículos sob efeito de álcool e até mesmo transitar em local indevido são riscos assumidos por cada um, cabendo a nós as conseqüências”, disse o diretor do Demutran, Marco Antônio Morelli.

Em Paranaíba, o Demutran promoveu praticamente um mês de ações de conscientização, entre palestras em escolas e universidades do município. Ontem (05) houve o encerramento, com palestras na escola Aracilda Cícero Correia da Costa e contou com a presença de palestrantes de Campo Grande e a ilustre participação do prefeito. Na Praça do Carnaíba, foi montada uma estrutura do denominado “Detranzinho”, com três mini-bugs, com instrutores dando dicas de trânsito às crianças, além de inúmeras brincadeiras educativas.

O encerramento aconteceu nas Fipar (Faculdades Integradas de Paranaíba), em palestra com o policial Militar Sinaldo Cruz. Para o prefeito, a conscientização é de extrema relevância na prevenção de acidentes e fatalidades relativas ao trânsito. “A antiga máxima do melhor ‘prevenir a remediar’ é sempre cabível. Temos que ter consciência dos atos para que não arquemos com as conseqüências. Gostaria de parabenizar o Demutran, em nome do diretor Marco Morelli, e dizer que foi um trabalho extenso e muito bem feito e que harmoniza com os propósitos da Administração Municipal”, concluiu.