11/08/2015 - 09:06 - Atualizado em 11/08/2015 - 10:47

Artesãos de Paranaíba recebem Carteira Nacional do Artesão

Uma parceria entre Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Paranaíba, por intermédio da Secretaria de Cultura, irá promover a oportunidade para que os artesãos de Paranaíba adquirir a carteirinha do artesão.

Artesãos de Paranaíba recebem Carteira Nacional do Artesão

A realização ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto, quinta e sexta-feira respectivamente, pela primeira vez na cidade. A carteirinha é um importante instrumento de identificação para aqueles que trabalham com artesanato, para que possam usufruir dos benefícios que a classe dispõe.

Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, a Carteira Nacional do Artesão é uma identificação para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil. O documento tem abrangência nacional e oferece alguns benefícios, como isenção de imposto ao participar de feiras ou vendas para outros estados, possibilidade de comercialização em determinados espaços, que só aceitam artesãos com a carteira em dia e ainda a possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária com imposto reduzido.

O cadastro pode ser realizado em até três categorias. A carteira é gratuita. Para a Secretária de Cultura de Paranaíba, Ruth Marcela de Souza Ferreira, os artesãos da cidade agora terão a oportunidade de terem uma identidade. “Muitos artesãos aqui não têm a carteirinha e sem ela não dá para poder usufruir dos benefícios, como por exemplo, a isenção de alvará em algumas cidades para o artesão expor”, disse a secretária.