Departamento de Comunicação
13/10/2015 - 09:37 - Atualizado em 13/10/2015 - 09:37


Unidade de sade Leolindo Vieira realiza segunda etapa de vacinao contra HPV

A unidade de sade Leolindo Vieira realizou a segunda etapa de vacinao de combate a HPV.

Unidade de sade Leolindo Vieira  realiza segunda etapa de vacinao contra HPV


A unidade de saúde Leolindo Vieira realizou a segunda etapa de vacinação de combate a HPV (vírus do papiloma humano),nas escolas Manoel Garcia Leal e Liduvina Mota Camargo. Foram vacinadas meninas entra nove e treze anos.

 

Foram imunizadas cerca de 200 crianças nas duas unidades escolares. Segundo a enfermeira Patrícia Dória, responsável pela unidade,  a vacina ainda está disponível no PFS(Programa Saúde da Família), não há contra indicação para a imunização, que é importante na prevenção para o câncer do colo do útero.

 

HPV

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.


OUTRAS NOTÍCIAS: Sade