18/11/2015 - 13:54 - Atualizado em 18/11/2015 - 13:54

Prefeitura e AVCC realizam passeata em combate ao câncer de próstata

A Prefeitura de Paranaíba em parceria com a AVCC (Associação de Voluntária de Combate ao Câncer) realizaram uma passeata no sábado (14) para a conscientização da população masculina quanto ao câncer de próstata.

Prefeitura e AVCC realizam passeata em combate ao câncer de próstata

O ato teve início na rua Coronel Carlos em frente ao hospital da Cassems e seguiu em direção à Praça da República, onde houve uma mobilização a fim de trazer mais explicações à população sobre a importância da prevenção.

Conforme a Secretaria, homens acima de 50 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar o pedido de PSA. “É um exame simples de sangue que pode contribuir satisfatoriamente para um possível de diagnóstico de câncer de próstata”.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente, por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco que são: obesidade, histórico familiar da doença, nestes casos inicia a prevenção aos 45 anos.