Departamento de Comunicação
22/03/2016 - 07:50 - Atualizado em 22/03/2016 - 08:13


1º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão reúne cerca de 500 pessoas em Paranaíba

1º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão reúne cerca de 500 pessoas em Paranaíba


No último sábado (19), Paranaíba sediou o 1º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação do Campo; o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Bolsão (NEDET); o Ministério de Desenvolvimento Agrário; o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Bolsão; e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

 

O evento, realizado no Sindicado Rural, teve como intuito reunir as mulheres camponesas residentes no território rural do Bolsão, com a finalidade de organizar o comitê de Mulheres do Colegiado do Bolsão, exigência do Ministério do Desenvolvimento Agrário para acesso às políticas públicas, assim como difundir informações e trocar conhecimentos a respeito da realidade do campo no referido território, atendendo aos oito municípios que compõem o território rural do Bolsão: Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas.

 

 

Estiveram presentes o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gerson Faccina; o coordenador do NEDET, Sedeval Nardoque; a secretária de Educação de Paranaíba, Maria Eugênia Alves de Assis; a gerente do SEBRAE/MS, Josi Queiroz Blini Signori; representante do Sindicato Rural, Dalva Castanheira; e a presidente do Conselho Municipal de Educação; Maria de Fátima Dutra Romano, além de participantes e visitantes oriundos de todos os municípios do Bolsão.

 

 

Na programação, apresentação dos alunos das escolas do campo de Paranaíba; palestra: “Terra, luta e permanência camponesa”, ministrada pela professora da UFMS - Unidade de Três Lagoas, Rosemeire de Almeida; palestra: “Políticas Públicas para Mulheres”, com Adriana Aparecida Mansano Rosa da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Campo Grande/MS; rodas de conversa; formação do Comitê de Mulheres; e almoço. Paralelamente aos eventos, no local, foi realizada uma feira com produtos alimentícios e artesanais dos assentamentos rurais e agricultura familiar, tendo como participantes Paranaíba, Três Lagoas e Selvíria.

 

 

De acordo com a coordenadora da Educação do Campo em Paranaíba, Maria Ângela Pereira Pedroso, cerca de 500 pessoas passaram pelo evento entre visitantes e participantes. Para ela, a avaliação do encontro foi extremamente positiva, tendo em vista a situação em que o país se encontra. “O objetivo de valorizar o trabalho da mulher camponesa, com certeza, foi alcançado. Agradeço a todas as pessoas que se fizeram presentes, mesmo diante da conjuntura atual em que todos se encontram devido aos problemas enfrentados em âmbito nacional. É muito gratificante trabalhar em prol de uma causa tão honrosa que é intensificar a permanência das pessoas no meio rural, com dignidade”.

 


OUTRAS NOTÍCIAS: Educação