22/03/2016 - 07:50 - Atualizado em 22/03/2016 - 08:13

1º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão reúne cerca de 500 pessoas em Paranaíba

No último sábado (19), Paranaíba sediou o 1º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação do Campo; o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Bolsão (NEDET); o Ministério de Desenvolvimento Agrário; o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Bolsão; e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O evento, realizado no Sindicado Rural, teve como intuito reunir as mulheres camponesas residentes no território rural do Bolsão, com a finalidade de organizar o comitê de Mulheres do Colegiado do Bolsão, exigência do Ministério do Desenvolvimento Agrário para acesso às políticas públicas, assim como difundir informações e trocar conhecimentos a respeito da realidade do campo no referido território, atendendo aos oito municípios que compõem o território rural do Bolsão: Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas.

Estiveram presentes o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gerson Faccina; o coordenador do NEDET, Sedeval Nardoque; a secretária de Educação de Paranaíba, Maria Eugênia Alves de Assis; a gerente do SEBRAE/MS, Josi Queiroz Blini Signori; representante do Sindicato Rural, Dalva Castanheira; e a presidente do Conselho Municipal de Educação; Maria de Fátima Dutra Romano, além de participantes e visitantes oriundos de todos os municípios do Bolsão.

Na programação, apresentação dos alunos das escolas do campo de Paranaíba; palestra: “Terra, luta e permanência camponesa”, ministrada pela professora da UFMS - Unidade de Três Lagoas, Rosemeire de Almeida; palestra: “Políticas Públicas para Mulheres”, com Adriana Aparecida Mansano Rosa da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Campo Grande/MS; rodas de conversa; formação do Comitê de Mulheres; e almoço. Paralelamente aos eventos, no local, foi realizada uma feira com produtos alimentícios e artesanais dos assentamentos rurais e agricultura familiar, tendo como participantes Paranaíba, Três Lagoas e Selvíria.

De acordo com a coordenadora da Educação do Campo em Paranaíba, Maria Ângela Pereira Pedroso, cerca de 500 pessoas passaram pelo evento entre visitantes e participantes. Para ela, a avaliação do encontro foi extremamente positiva, tendo em vista a situação em que o país se encontra. “O objetivo de valorizar o trabalho da mulher camponesa, com certeza, foi alcançado. Agradeço a todas as pessoas que se fizeram presentes, mesmo diante da conjuntura atual em que todos se encontram devido aos problemas enfrentados em âmbito nacional. É muito gratificante trabalhar em prol de uma causa tão honrosa que é intensificar a permanência das pessoas no meio rural, com dignidade”.