28/03/2016 - 07:54 - Atualizado em 28/03/2016 - 08:10

Trabalhos de gradagem são realizados em propriedades rurais

Com a finalidade de fomentar a agricultura familiar, a Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, tem realizado diversos trabalhos em propriedades rurais de todo o município. E um desses serviços é a gradagem, etapa de preparação do solo para cultivo agrícola, posterior à aração.

Após arar o solo, ainda poderá conter muitos torrões, o que dificulta a emergência das sementes e o estabelecimento das culturas. Com a utilização do implemento grade, os torrões são desfeitos e a superfície do solo torna-se mais uniforme.

E este trabalho de gradagem foi feito, na última semana, na propriedade de Begevane Alves Moreira, na região da Lagoa do Arerê. “Esse é o segundo serviço que o trator da Prefeitura está fazendo aqui, mas, na primeira vez, eu descuidei e agora eu estou sendo atendido mais uma vez e muito bem atendido. O serviço está sendo bem feito e isso melhora a minha área. Estou bastante satisfeito”, disse o produtor.

No Brasil, segundo o Censo Agropecuário, apenas 20% das terras agricultáveis pertencem aos pequenos produtores familiares. No entanto, a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo, o que evidencia a importância desse segmento na geração de trabalho e renda.