Departamento de Comunicação
01/04/2016 - 16:58 - Atualizado em 01/04/2016 - 22:56


Grupo fará atendimentos gratuitos para prevenção do câncer de mama neste sábado

Serão realizados exames de toque das mamas e ultrassom, além de coleta de preventivo contra o câncer de colo de útero

Grupo fará atendimentos gratuitos para prevenção do câncer de mama neste sábado


A Prefeitura de Paranaíba, preocupada com a saúde das mulheres paranaibenses, realiza um grande evento neste sábado (02). A carreta do Grupo Onça Pintará estará no município, fazendo atendimentos no Centro de Especialidade da Mulher, a partir das 7h. Serão realizados exames de toque das mamas e ultrassom nas mulheres que apresentarem alterações (nódulos), além de coleta de preventivo contra o câncer de colo de útero.

 

 

Além dos exames, haverá palestras e a presença de cabeleireiros, manicures e maquiadores para embelezaram as mulheres presentes. Todos os atendimentos serão gratuitos e o evento tem encerramento previsto para as 16h.

 

 

Atendimento

Com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do auto-exame regular, a unidade móvel do grupoo, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado, incluindo localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas, assentamentos rurais e comunidades menos favorecidas, onde são realizados palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o auto-exame da mama mensalmente. 

 

 

As mulheres que passam pelo ônibus são atendidas em uma consulta individual. Se preciso, são encaminhadas para exames de ultrassom, mamografia ou outro que a médica prescrever. Tudo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada. Havendo necessidade ainda, são encaminhadas para cirurgia, passando por tratamento pós-operatório, como quimioterapia, radioterapia ou reconstituição mamária.

 

 

Em 15 anos de existência, o Grupo Onça Pintada já percorreu mais de 70 municípios sul-mato-grossenses, atendeu mais de 50 mil pessoas, realizou mais de 5 mil exames e pelo menos 2 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento cirúrgico

 

O Grupo

Criado em 2001, o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como Associação Civil sem fins lucrativos que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas gratuitos de prevenção e combate ao câncer de mama e outros projetos voltados para a área da saúde. 

 

 

Em 15 anos de existência, o Grupo Onça Pintada já percorreu mais de 70 municípios sul-mato-grossenses, atendeu mais de 50 mil pessoas, realizou mais de cinco mil exames e pelo menos duas mil mulheres foram encaminhadas para tratamento cirúrgico.

 

 


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde

07
Ago
2019