07/04/2016 - 09:38 - Atualizado em 07/04/2016 - 07:48

Primeira parcela do IPTU vence dia 18

Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) já foram entregues no município e tem a primeira parcela com vencimento para o dia 18 de abril, data limite também para quitar o imposto integralmente, com desconto. Os que optarem pelo parcelamento terão o valor do lançamento dividido em três vezes.

Se o contribuinte optar pelo parcelamento, as parcelas deverão ser pagas nos dias 18 de abril, 18 de maio e 20 de junho. Caso prefira o pagamento à vista, o vencimento será dia 18 de abril, com desconto de 10%.

De acordo com José Barbosa Barros, responsável pelo Departamento de Tributação e Cadastro, as pessoas que se sentirem prejudicadas devido ao valor do imposto, podem procurar o setor de tributação da Prefeitura para sanarem suas dúvidas.

Barbosa também explica sobre os carnês dos terrenos. “Só os carnês prediais foram entregues. Quanto aos carnês referentes a terrenos, todos devem ser retirados pessoalmente no Paço Municipal. A exceção é apenas para pessoas que têm casas e terrenos no mesmo nome. Para esses casos, os carnês foram entregues, juntos, no endereço do imóvel. Quem não recebeu, deve procurar a Prefeitura”, explicou.

Os contribuintes que pagaram o imposto em dia nos anos anteriores têm ainda desconto do programa de bônus acumulativo, que garante 2,5% de desconto ao ano para quem paga em dia. O bônus continua mesmo com o pagamento parcelado. O contribuinte só perde o desconto se atrasar alguma parcela. Se ele deixar de pagar o IPTU nesse ano, perde o bônus acumulativo nos outros anos.

O bônus é descontado no lançamento do IPTU do ano seguinte, com um acumulativo de até o limite de 10% a quem completar quatro anos consecutivos de quitação dos tributos lançados no cadastro imobiliário do imposto, até as datas previstas dos seus devidos lançamentos. Assim, o contribuinte pode ter até 10% de desconto e mais 10% se o pagamento for à vista, totalizando 20% de desconto.

Barbosa destaca ainda que, devido ao problema na confecção dos códigos de barra dos carnês, os pagamentos, após o dia oito de abril, devem ser efetuados somente nas Casas Lotéricas ou na Caixa Econômica.