Departamento de Comunicação
02/05/2016 - 09:24 - Atualizado em 02/05/2016 - 09:24


Grupo de idosos recebe orientaes sobre hipertenso

Grupo de idosos recebe orientaes sobre hipertenso


No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, última terça-feira (26), a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família Santa Lúcia esteve no Patronato São José, onde realizou esclarecimentos ao grupo de idosos que participam do projeto Ginástica Moderada da Melhor Idade.

 

 

De acordo com a enfermeira Luciana Tomé, foram feitas orientações tanto no sentido de prevenir quanto em relação aos cuidados para quem sofre com a doença. “Neste grupo há vários hipertensos, por isso, eu, os agentes de saúde e a médica Dalana promovemos o encontro, a fim de alertar a respeito dos perigos da hipertensão. Falamos, principalmente, sobre a alimentação saudável, um dos fatores primordiais em relação a este problema”.

 

 

A enfermeira ainda destacou a importância de verificar o problema e disse que, em caso de dúvidas, procurar a UBSF para exames que diagnosticarão a doença. “A pressão normal é em torno de 12 por 8 (máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio). A hipertensão se dá quando estes números ultrapassam 14 por 9”, explicou.

 

 

As pessoas com familiares hipertensos, que não possuem hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.


OUTRAS NOTÍCIAS: Saúde