16/05/2016 - 16:51 - Atualizado em 16/05/2016 - 21:24

Prefeitura reforça atendimento na saúde

Devido à preocupação com a saúde do município, o prefeito de Paranaíba, a secretária de saúde Ana Paula Araújo e o vereador Adriano Caçula não mediram esforços para trazer o programa "Mais Saúde para Todos", que já está funcionando no município desde o último mês.

O programa, parceria entre a Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), visa a complementar o atendimento nas Unidades de Saúde do município, na Santa Casa e no Hospital Psiquiátrico, com a vinda de mais 35 estudantes do curso de aperfeiçoamento em medicina, ofertado pela universidade paulista.

O professor  da Unicastelo, Doutor José Martins Pinto Neto, disse que, no ano passado, o programa foi realizado em Fernandópolis com 30 estagiários e que, neste ano, há um pólo em Fernandópolis, um pólo em José Bonifácio e agora um pólo em Paranaíba. “Foram feitos acordos entre a Unicastelo e a Prefeitura. O projeto foi formalizado  a partir de convênio autorizado pela Câmara Municipal de Paranaíba.

Os alunos foram distribuídos em pequenos grupos entre as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) e ficarão sob supervisão do médico, da enfermeira e do profissional odontólogo da Unidade em que exercer o estágio. Além disso, a Prefeitura subsidiará as despesas com hospedagem e alimentação.

Além das ações dentro das UBSFs, os estudantes desenvolverão projetos fora das Unidades, principalmente ações de promoção da saúde, prevenções de doenças e educação em saúde, segundo José Martins.

“Eles também realizarão estágios na Santa Casa de Paranaíba, entre outros equipamentos sociais, educacionais e de saúde que o município oferece, como por exemplo, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no Hospital Psiquiátrico, nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil), nas escolas e em empresas, com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde do município, assim como o processo de trabalho dentro de uma Unidade de Saúde”, finalizou o professor.

O prefeito de Paranaíba destacou a importância dessa parceria tanto para os estudantes, servidores e para a população do município. "A vinda dos alunos colabora com a formação deles, mas, principalmente, se soma aos serviços desenvolvidos em Paranaíba, uma vez que os trabalhos em saúde serão intensificados, especialmente na prevenção e nos atendimentos domiciliares. Teremos grandes melhorias e estamos muito satisfeitos com a chegada desses estudantes que nos ajudarão a auxiliar no suprimento de nossa demanda".

A presente publicação substitui a veiculada em 20/04/2016 - 13:41 e  atualizado em 25/04/2016 - 07:37.