14/04/2015 - 14:21 - Atualizado em 22/06/2015 - 14:21

Paranaíba participa de encontro sobre sustentabilidade

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da agente de desenvolvimento do município, Iaponira Fernandes Beserra, participou do 3º EMDS (Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável), do dia 6 a 9 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

De acordo com Iaponira, o evento teve como objetivo discutir ações de desenvolvimento com foco na sustentabilidade. "Eles nos apresentaram alternativas para desenvolver o município de forma sustentável e com responsabilidade social. Investimento na agricultura familiar orgânica, reaproveitamento de água e higiene foram alguns dos temas que tiveram destaque. Pude participar de várias oficinas e trazer muitas ideias para Paranaíba".

Ela também exemplificou outros pontos destacados no encontro. "Foram apresentadas várias propostas, onde não se consegue separar desenvolvimento da sustentabilidade e responsabilidade correta. Além disso, foram mostrados casos de sucesso, como em Bananeiras - PB e Cabeceiras - PB".

A agente de desenvolvimento disse ainda que, em Mato Grosso do Sul, apenas 18 municípios participaram. "Os que cumpriram as metas, foram convidados. As metas eram a implantação da Lei Geral, sala do empreendedor e adesão à REDESIM. Nós atingimos as metas e fomos ao Encontro", explicou.

Um dos exemplos que Iaponira trouxe e que poderá ser implantado em Paranaíba é o projeto "Cidades do Esporte", da ONG Atletas do Brasil, do ex-jogador de futebol, Raí. O programa tem como finalidades promover a importância do esporte nas cidades, monitorar a situação do esporte nos municípios e divulgar boas práticas. "Temos uma boa estrutura para a implantação deste projeto, agora veremos sua viabilidade aqui em Paranaíba”, disse.

O que é?

Com a primeira edição realizada em 2012, o EMDS já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do país. É organizado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e tem como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Neste ano, mais de 8 mil pessoas participaram, incluindo delegações internacionais, como Portugal, Dinamarca e Angola.

Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. Temas como a dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes a mobilidade urbana, são alguns dos temas do encontro.