31/03/2015 - 14:58 - Atualizado em 02/07/2015 - 10:37

Reunião discute implantação de cursos de aprendizado em Paranaíba

Com a finalidade de discutir a viabilidade de inserção de alguns cursos de aprendizagem no município, por meio do SESI/SENAI, autoridades estiveram reunidas na sede do Ministério Público Estadual, na tarde de ontem (30), em Paranaíba.

A reunião, que foi conduzida pelo promotor de justiça Ronaldo Vieira Francisco, contou com a participação do prefeito de Paranaíba; Jânio Secco, advogado do SESI/SENAI; Fernanda Rodrigues e Regina Cláudia Ferreira Castilho Queiroz, ambas também servidoras do SENAI; Rosemary  Bevilaqua da Silva Faustino Dias, representante da Assistência Social); Plínio Paulo Bortolotti e Taiz Cristina Xavier, procuradores do município; Izarina Lina de Menezes Dias, coordenadora da Aprendizagem Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul, representando a Superintendência Regional do Trabalho e Murilo Mendes, assessor jurídico.

Na ocasião, foram suscitadas as possibilidades e discutidos os pontos necessários para que seja instalada a unidade em Paranaíba.  Para o prefeito, a cidade já perdeu com a construção de uma sede do sistema S em Aparecida do Taboado, uma vez que a instalação era para ser em Paranaíba e não ocorreu por falta de doação de área, negada pela administração anterior. “Não podemos mais deixar que a cidade perca por incompetência política”, destacou.

O responsável pelo SESI/SENAI esclareceu o papel que a entidade desempenha, bem como se colocou à disposição em expor à direção da entidade a necessidade de instalação da aprendizagem no município.

A responsável pela Superintendência Regional do Trabalho sugeriu que se faça uma audiência pública, convidando as empresas, comércio, indústrias, bem como as entidades do sistema “S”: SENAT/SENAR/SENAC/SENAI, visando identificar as necessidades de mão de obra no município.

O prefeito disponibilizou a estrutura local para que a aprendizagem fosse definitivamente instalada, bem como explanou que tentará a instalação de estruturas próprias do SENAI no município. Os demais presentes manifestaram-se positivamente para que fosse realizada a audiência pública, oportunidade em que se buscaria a implementação da aprendizagem.