25/03/2015 - 15:15 - Atualizado em 22/06/2015 - 15:15

Cursos técnicos garantem especialização profissional gratuitamente

Com o mercado de trabalho concorrido, a qualificação é um dos requisitos básicos para se conseguir um bom emprego ou ainda para se renovar na sua área. Por isso, o investimento em educação é cada vez mais essencial para quem quer ter sucesso profissional.

Pensando nisso, a Prefeitura de Paranaíba tem buscado alternativas viáveis para os paranaibenses que queiram se aperfeiçoar em determinadas áreas. Uma dessas iniciativas presentes no município são os cursos técnicos gratuitos, que garantem especialização técnica, com ensinamentos teóricos e práticos.

Os cursos técnicos, disponibilizados pela Prefeitura de Paranaíba, são por meio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Instituto Federal do Paraná, e já formaram dezenas de pessoas em diferentes áreas, como Meio Ambiente, Logística, Eventos, Segurança do Trabalho, Reabilitação de Dependentes Químicos, dentre outros.

Atualmente, estão em andamento os cursos técnicos: Transações Imobiliárias e Agente Comunitário de Saúde. As aulas são via satélite e realizadas uma vez por semana, na Escola Municipal Maria Luiza Corrêa Machado. Além disso, os alunos têm atividades extras que devem ser postadas no portal do Instituto do Paraná, assim como avaliações periódicas presenciais. A duração dos cursos técnicos variam de 18 a 24 meses.

O corretor de imóveis Fábio Batista é um dos alunos do curso de Transações Imobiliárias. Ele decidiu fazer o curso para se especializar na área e adquirir os documentos necessários para trabalhar como corretor.

Fábio disse que, embora já trabalhe na área, os ensinamentos obtidos na aula são de extrema importância. "O curso está me agregando muito. Aprendo várias coisas, principalmente a respeito de leis e finanças, o que não temos, muitas vezes, contato na prática".

Ele ainda disse que oportunidades como essa em que é possível se especializar gratuitamente não podem ser desperdiçadas. "A gente tem que correr atrás ou senão sobra no mercado", continuou.

A mesma opinião é compartilhada pelo produtor rural Joceir Lourenço Dutra, também aluno do curso de Transações Imobiliárias. "As pessoas não aproveitam as chances. Falta vontade. Eu sempre que posso, estou buscando conhecimento. Este é o segundo curso técnico que eu faço".

Joceir elogiou o curso e disse que pretende seguir nessa área. "Estou gostando bastante do curso, o ensino é muito bom. Os professores explicam de forma clara e nem ficam dúvidas para depois da aula. Realmente, vale a pena".