Departamento de Comunicação
18/05/2015 - 15:04 - Atualizado em 20/06/2015 - 05:59


Paranaíba recebe programa 'Calouro Consciente'

tem como finalidade trabalhar com dois subtemas:

Paranaíba recebe programa 'Calouro Consciente'


Com o objetivo de sensibilizar o acadêmico acerca de suas responsabilidades e dos riscos a que estão expostos ao tomarem atitudes inadequadas no trânsito, o Detran-MS, em parceria com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), realizará, em Paranaíba, o programa “Calouro Consciente”, o qual visa à segurança dos jovens e à diminuição dos acidentes. Voltado principalmente aos alunos de instituições de Ensino Superior, o projeto estará no município, nos próximos dias 18, 19 e 20, a partir das 19h, na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), nas Fipar (Faculdades integradas de Paranaíba e na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)  respectivamente.

 

De acordo com o diretor do Demutran, Marco Antonio Morelli, o programa é de extrema importância porque trabalha a questão dos perigos no trânsito para uma faixa etária que está muito envolvida em acidentes, os universitários. "Por esta classe correr um maior risco, é fundamental que haja uma conscientização, por isso o Demutran, com o apoio da Prefeitura, buscou parcerias com as universidades do município para promover esse programa", destacou.

 

Neste ano, o “Calouro Consciente” tem como finalidade trabalhar com dois subtemas: "escolhas" e "consequências". Por meio de palestra e vídeo-documentário, os acadêmicos poderão refletir sobre as escolhas, sonhos e projetos, inclusive a formação escolhida, e  também a respeito das atitudes e comportamentos que poderão interromper ou impedir a concretização do sonho ou projeto de cada um.

 

O vídeo-documentário abordará história de jovens universitários que tenham sofrido a interrupção de projetos de vida em decorrência  de acidentes de trânsito causados por ingestão de bebidas alcoólicas, desrespeito ao limite de velocidade e outros.

 

Para efetiva participação dos acadêmicos, o Detran-MS disponibilizará aos alunos: folders, adesivos, camisetas e certificado de participação, que poderá ser utilizado como hora complementar, se a universidade assim o quiser.

 

Estatísticas

Conforme dados do Detran, 35% dos acidentes com vítimas, ocorridos no ano passado, envolveram jovens de 18 a 29 anos. Por este motivo, o projeto tem como objetivo conscientizar os novos acadêmicos para um comportamento adequado no tráfego, evitando o desrespeito às normas de trânsito, excesso de velocidade e associação de álcool com direção.

 

Com parceria da BPTran, a Lei Seca é abordada por meio de palestras educativas, reprodução de video-documentários e  distribuição de panfletos informativos. Os acadêmicos participantes receberão certificados.

 

Em 2015, o programa também traz um enfoque ao movimento mundial ‘Maio Amarelo’ que visa a transformar o mês de maio em um mês de reflexão para a sociedade sobre a segurança viária e redução de acidentes de trânsito.


OUTRAS NOTÍCIAS: Demutran