06/04/2017 - 09:00 - Atualizado em 06/04/2017 - 16:15

Dia Mundial da Saúde será comemorado com atividades no Parque Espelho d Agua

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde que será comemorado nesta sexta feira 07 de abril, a secretaria municipal de saúde preparou uma série de atividades para ser realizada no parque do espelho d agua de 17 às 20 horas.

O evento terá parceria com a Universidade do Brasil que disponibilizará a Carreta da Saúde montada com consultórios para atender a população. Na ocasião serão realizadas consultas médica, aplicadas vacinas e realizadas a pesagem para usuários do programa Bolsa Família, além de atividades físicas.

Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Débora Queiroz de Oliveira, o horário de 17 às 20 horas foi escolhido para atender parte da população que trabalha no horário comercial e não encontra tempo para procurar as unidade de saúde  do município.  Ela ressalta que a iniciativa em parceria com a Universidade Brasil faz parte da estratégia de priorizar o atendimento na Atenção Básica.

A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos