07/04/2017 - 10:38 - Atualizado em 10/04/2017 - 11:08

Município incentiva servidor a usar bicicleta.

O prefeito de Paranaíba Ronaldo Miziara assinou portaria que está sendo publicado no Diário Oficial da Assomasul, concedendo o abono de um dia de trabalho ao servidor que utilizar bicicleta para se deslocar de sua residência até o seu local de trabalho.

De acordo com o secretário de Administração, Fredson Freitas, a iniciativa deverá ser anunciada nesta sexta feira (07), Dia Mundial da Saúde, durante as atividades que serão desenvolvidas pela secretaria municipal de saúde no parque do Espelho D’Água, entre às 17h e 20 h.

A portaria assinala que para fazer jus ao beneficio de um dia de abono, o servidor deverá utilizar a bicicleta, no deslocamento de sua residência até o local onde exercer as suas atividades durante quinze dias úteis por mês.

A comprovação do deslocamento será feita por intermédio de uma declaração, na qual o servidor deverá informar os dias em que utilizou a bicicleta. Um servidor encarregado pela secretaria de Administração deverá fiscalizar o uso da bicicleta para encaminhar a autorização para concessão de abono. A folga será previamente autorizada pela chefia do servidor.

A portaria tem como base a Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e já foi adotada em outras cidades brasileiras.

O secretário esclareceu que inicialmente será feito um período de experimento com servidores municipais que trabalham no Paço Municipal “Edu Queiroz Neves”, onde deverá ser instalado um bicicletário. Fredson Freitas explicou que o uso de bicicleta tem grandes vantagens para a nossa saúde.  “Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, tonifica os músculos, fortalece os joelhos e ajuda a adotar uma boa postura para as costas, alem de reduzir os níveis de colesterol no sangue”, explica.