23/03/2021 - 18:40 - Atualizado em 25/03/2021 - 16:29

Prefeitura de Paranaíba vai repassar incentivos aos agentes de Saúde

Reunião entre o prefeito Maycol Queiroz, as líderes dos agentes comunitários de Saúde e os vereadores Dr. Fernando Castro e Jair Fernandes, ocorrida na manhã desta terça-feira, 23, definiu a liberação dos incentivos adicionais federal e estadual para a folha de março, prevista para ser paga nesta sexta-feira, 26.

Os repasses beneficiarão agentes comunitários e agentes de controle de endemias que atendem nas oito unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) existentes. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, o recurso federal, oriundo do Fundo Nacional de Saúde, refere-se ao Piso da Atenção Básica em Saúde de 2020 e está na conta do Município o valor total de R$ 117.600,00 (Cento e Dezessete Mil) para ser rateado entre os servidores que cumprem as metas estabelecidas no programa. Já o repasse estadual é voltado para os agentes que atingem os indicadores. No mês de fevereiro foi repassado o total de R$ 38.399,48 (Trinta e Oito Mil Trezentos e Noventa e Nove Reais e Quarenta e Oito Centavos) e no mês de março o valor de R$ 40.580,65 (Quarenta Mil Quinhentos e Oitenta Reais e Sessenta e Cinco Centavos).

“Estamos repassando o que vem do Governo Federal e o que vem do Governo Estadual para os agentes de Saúde; pessoas que estão na linha de frente ajudando muito no combate ao COVID. Esses profissionais são muito importantes para o nosso Município. Na sexta-feira entrarão estes repasses”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião diversas outras questões foram discutidas. As líderes falaram sobre áreas que estão sem cobertura de agentes há cinco anos e o prefeito garantiu rever a situação. Ele aproveitou para anunciar que, juntamente com o secretário de Saúde, Amauri Mariano, estudam uma forma de bonificar os servidores municipais que não utilizar de nem um tipo de atestado ao longo do ano. A proposta será apresentada ao Jurídico e, consequentemente, à Câmara de Vereadores para passar a valer a partir do ano que vem. “É uma maneira de incentivar o funcionário a trabalhar melhor para o nosso povo de Paranaíba”, frisou.

Maycol Queiroz agradeceu ao Secretário e a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Franciani Mariano Forni, por auxiliar a organizar os projetos de interesse da população.

Luana Chaves

DECOM