28/04/2021 - 11:58 - Atualizado em 28/04/2021 - 12:50

Meio Ambiente solicita análises laboratoriais do Aterro Sanitário Municipal.

A Prefeitura de Paranaíba por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA solicitou análises laboratoriais do efluente proveniente do sistema de tratamento de lixiviados do Aterro Sanitário Municipal.

Meio Ambiente solicita análises laboratoriais do Aterro Sanitário Municipal.

O Secretário de Meio Ambiente José Carlos Macedo Grande, esteve presente na ação e demonstrou o interesse da gestão pelo monitoramento do aterro. "O principal objetivo do aterro sanitário é dispor resíduos de forma segura e controlada, preservando o meio ambiente e a saúde pública. O monitoramento ambiental do aterro é essencial pois evita possíveis contaminações no solo, águas subterrâneas ou superficiais", disse o secretário.

Cientes que a SANESUL é parceira em projetos que visam o fortalecimento do meio ambiente, estas análises contribuirão para o ajustamento de melhorias no processo de tratamento.

De acordo com a Engenheira Ambiental de Paranaíba Jéssica Araújo dos Santos, esta solicitação se faz necessária, pois dentre as condicionantes específicas da licença de operação do empreendimento supracitado, exige-se a apresentação de um relatório técnico destas análises laboratoriais, incluindo a eficiência do sistema de tratamento.

A solicitação dos parâmetros foi elaborada considerando o Programa de Automonitoramento do Aterro Sanitário Municipal, a Resolução CONAMA 357/2005, a Resolução CONAMA n. 430/2011 e a Deliberação CECA n. 36/2012 considerando tanto a análise do lixiviado bruto quanto do tratado.

Estiveram presentes na coleta: o Secretário de Meio Ambiente José Carlos Macedo Grande;  Engenheira Ambiental, Jéssica Araújo dos Santos; Técnico da SANESUL, Edmir Zangari e os estagiários Natalia Timpurim e Luís Henrique Ferrari.

Otávio Armando

DECOM