17 de fevereiro de 2025 as 8:48

Inauguração da Praça “João Rodrigues de Mello” traz mais lazer e convivência para a população

Na última quinta-feira, 13, a Prefeitura de Paranaíba inaugurou a Praça João Rodrigues de Mello, conhecida popularmente como “Praça do Késio”.

O espaço foi pensado para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e acessível, a praça conta com áreas de descanso, espaços de atividade para as crianças, além de iluminação moderna e paisagismo agradável, tornando-se um local ideal para momentos de lazer e integração comum.

Durante o evento de apresentação, os moradores puderam aproveitar e conferir as melhorias realizadas. Crianças brincando, famílias passeando e amigos se reunindo mostraram que a nova praça já se tornou um ponto de encontro especial.

Confira a história por trás do nome: quem foi João Rodrigues de Mello?

“João Rodrigues de Mello nasceu na cidade de Paranaíba, Estado de Mato Grosso, em 13 de maio de 1904, filho do major Lázaro Celso de Mello e de Ambrolina Rodrigues de Mello, sendo membro de prole numerosa, pois era um de doze filhos. Foi o único a firmar raízes nas terras de Inocência. Conheceu as primeiras letras pela dedicação da saudosa professora Liduvina Motta Camargo e, a seguir, foi complementar seus estudos básicos na cidade de Uberaba-MG. Depois foi estudar na cidade do Rio de Janeiro-RJ, onde concluiu o colegial. Retornou à terra natal e ainda muito jovem contraiu núpcias com D. Noêmia, filha do capitão Martinho da Palma Oliveira, e desta união frutificaram seis filhos, três homens e três mulheres, sendo eles: Achilles, Martinho, Orion, Eurídice, Euriclea e Eugênia (atualmente só as mulheres sobrevivem). Com 18 anos de idade, foi nomeado professor da primeira e única escola pública da cidade. Mais tarde exerceu a função de escrivão de polícia. Pela dedicação e experiência adquirida, foi mais tarde nomeado delegado de polícia. Com a elevação de Paranaíba para sede de Comarca, foi nomeado promotor de justiça. Também exerceu o cargo de secretário do prefeito, quando seu sogro foi nomeado intendente municipal. A seguir, foi vereador, por suplência. Foi um dos fundadores da primeira Loja Maçônica da cidade, a Recanto Hospitaleiro. No intervalo dos exercícios das funções acima referidas, era comerciante de produtos farmacêuticos, sendo proprietário da farmácia Royal e farmacêutico responsável, pois era licenciado oficialmente. Assim, durante mais de 50 anos, atendeu com muita dedicação a população de Paranaíba e região (incluindo Minas Gerais e Goiás). Viúvo, casou-se novamente com D. Olíria Maria Rodrigues de Mello, com quem teve quatro filhos, sendo: Júlio César, Afonso Celso, Carlos Roberto e Marcus Vinicius. Faleceu no dia 10 de dezembro de 1977, aos 73 anos de idade. Era nato em Santana do Paranaíba (hoje Paranaíba), onde nasceu, viveu, fincou raízes, participou ativamente em atividades municipais, sociais e comerciais e aqui foi enterrado. Deixou saudades.”

 

DECOM

Heloiza Colodetti

Imagens: Antonio Agostini

 

ACESSO RÁPIDO