4 de dezembro de 2023 as 12:31

Prefeitura inicia campanha “Dezembro Vermelho”

No mês de dezembro é realizada a campanha “Dezembro Vermelho”, para promover a prevenção e o combate ao HIV e à AIDS. A cor vermelha simboliza a solidariedade e a luta contra a doença.

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza gratuitamente e de forma sigilosa testes de HIV/AIDS e Hepatite B e C, basta o cidadão procurar na Travessa Ceres Garcia Gomes, 80, Centro e nas Unidades Básicas de Saúde. Para mais informações o telefone de contato é o (67) 3669 0084.

Além disso, a Rede Pública de Saúde oferece tratamento gratuito, incluindo medicamentos, bem como acompanhamento médico.

Durante o ano são realizadas diversas atividades para informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do uso de preservativos, do acesso ao tratamento adequado e do respeito aos direitos das pessoas que vivem com HIV.  A campanha é uma iniciativa muito importante para disseminar conhecimento e conscientizar a sociedade sobre essa questão de saúde. Confira as formas de se proteger:

 

Assim não pega:

Sexo com camisinha;

Masturbação a dois;

Beijo no rosto ou na boca;

Suor e lágrima;

Aperto de mão, abraço, sabonete, toalha, talheres, copos;

Piscina e banheiro.

 

Assim pega:

Sexo vaginal, anal e oral sem camisinha;

Uso de seringa por mais de uma pessoa;

Transfusão de sangue contaminado;

Instrumentos perfurantes não esterilizados;

De mãe para filho na gravidez, parto ou amamentação.

 

Durante o mês serão visitadas as Empresas Pampili e Energisa, as Unidades Básicas de Saúde e Santa Casa, com orientações, panfletagem, testagem e distribuição de preservativos feminino e masculino.

Não fique na dúvida, faça o teste! Os exames são gratuitos, sigilosos e seguros.

 

 

DECOM

Heloiza Colodetti

Imagem: Otavio Armando

ACESSO RÁPIDO